sexta-feira, 26 de março de 2010

Filmes que valem a pena!!

A Culpa é do Fidel!
titulo original: (La Faute à Fidel)
lançamento: 2006 (França) (Itália)
direção: Julie Gavras
atores: Nina Kervel-Bey , Julie Depardieu , Stefano Accorsi , Benjamin Feuillet , Martine Chevallier
duração: 99 min
gênero: Drama
Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranqüila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.

Persépolis
titulo original: (Persepolis)
lançamento: 2007 (França) (EUA)
direção: Vincent Paronnaud , Marjane Satrapi
atores: Chiara Mastroianni , Catherine Deneuve , Danielle Darrieux , Simon Abkarian , Gabrielle Lopes
duração: 95 min
gênero: Animação
Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

Adeus, Lenin!
nome original: (Good Bye, Lenin!)
lançamento: 01/01/2003
direção: Wolfganger Becker
Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

The Corporation
titulo original: (The Corporation)
lançamento: 2004 (Canadá)
direção: Jennifer Abbott , Mark Achbar
atores: Mikela J. Mikael , Jane Akre , Ray Anderson , Maude Barlow , Chris Barrett
duração: 145 min
gênero: Documentário
A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário